18.3.10

O Globo contra o Movimento Negro


A recusa do jornal O Globo em publicar uma peça da campanha publicitária Afirme-se organizada por um grupo de ativistas do movimento negro em defesa das Ações Afirmativas é um escândalo político e moral, além de um atentado à democracia. Mais uma vez o jornal O Globo se coloca a serviço da parcela mais retrógrada da sociedade brasileira que negam as políticas afirmativas, o racismo e a identidade negra.
O atentado à liberdade de expressão foi justificado por um argumento comercial que atribui à  publicidade de opinião um valor entre 30% a 70% superior aos anúncios comerciais, segundo tabela publicada na internet, mas que no caso do anúncio da campanha Afirme-se o valor estipulado estava 1.300% acima do valor original.
A empresa confunde liberdade comercial com liberdade de expressão quando se trata de uma opinião que contraria sua doutrina reacionária e age ditatorialmente negando o direito democrático de opinião. O Globo pratica também uma imoralidade política e comercial na medida em que viola regras de conduta defendidas pela própria empresa e atropela a boa prática comercial.
A campanha Afirme-se visa à sensibilização daqueles setores da opinião pública em grande parte leitores dos grandes jornais procurando algum equilíbrio frente à maciça campanha que estes jornais - O Estado de São Paulo, A Folha de São Paulo, A Tarde e o próprio O Globo - fazem contra as políticas de cotas para negros. 
Curiosamente, esta negativa do jornal O Globo ocorre no momento em que esta empresa de mídia tem veiculado publicidade em que alerta para a censura que estaria ameaçando a liberdade de imprensa. Cinicamente, alegam ameaça unicamente em favor de sua própria opinião, contudo, o episódio desmascara mais uma vez o tipo de "liberdade" que defendem e provam do próprio veneno quando atacam também os setores sociais que lutam pela regulamentação de suas atividades monopolistas - diga-se de passagem, fortalecidas no período da ditadura em aliança com os capitais mais conservadores que atuam sem pudor pelos seus privilégios.
Em iniciativa jurídica junto ao Ministério Público, a direção da campanha Afirme-se move uma ação contra O Globo por este atentado à liberdade de expressão com base na Constituição Federal buscando a publicação de seu manifesto por valor simbólico.

Fontes: afirme-se.blogspot.com e direitoacomunicacao.org.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails