6.9.11

Elogio racista de Rodrigo Lombardi no Domingão do Faustão

Rodrigo Lombardi galã da TV Globo e duble de jurado no Programa Domingão do Faustão no concurso "Dança dos Famosos" se expressou de uma forma racista ao elogiar o ator dançarino Miguel Rocato na sua avaliação. 
Para o ator galã não ter que comparar Rocato a um negro de uma forma que não fosse ofensiva (ou ambígua, na melhor das hipóteses) Lombardi preferiu ofender a auto estima dos negros. Ainda que isso possa parecer contraditório - "fazer um elogio racista" -, quando afinal, o que se pretende é exaltar as qualidades positivas de alguém? Mas foi isso o que ocorreu. 
Sammy Davis Jr , negro baixinho e caolho já em 1956 projetava a sombra de um gigante na Broadway

Quando Rodrigo Lombardi iniciou a sua avaliação positiva do concorrente Miguel Rocato, ele tentava elogiá-lo com um toque de suspense característico dessas falas de jurados em concursos pela TV. Por isso com toda a enfase foi comparar o desempenho  de Rocato com o do negro baixinho e caolho Sammy Davis Jr. sobre quem observou que "entrava no palco pequenino e que saia um gigante". Mas não um gigante negro (carregado com os atributos que a imaginação racista cria) mas um "gigante branco, loiro e de olhos azuis". 
Rodrigo Lombardi protagonizou dessa forma involuntária um papel que certamente não o deixará mais ou menos galã aos olhos de suas fãs sejam ela negras ou brancas, mas que o projeta como o portador involuntário de um dos clássicos exemplos do racismo simpático. Ou como diz o Ziraldo: do "racismo sem ódio".
A clássica expressão do "negro de alma branca" (ou agora do branco de "talento negro"?) foi atualizada no Domingão do Faustão. Contudo, o público agora já está mais sensível à critica ao racismo e começa a se manifestar nas redes sociais, blogs e sites. 
O debate segue envolto em véus quando se procura escamotear o ocorrido lhe atribuindo até certo ponto corretamente o ato falho de Lombardi, mas que por foça da eficácia do racismo se deixa de perceber sua persistência e atualidade.
A TV Globo ainda paradigma por ser líder de audiência e também por protagonizar os casos mais "populares" de racismo precisa  elaborar um código de conduta para seus empregados no exercício profissional prevenindo-os de certas fantasias e idiossincrasias de cunho racista, sexista e de gênero. Uma rede que se quer fazer contemporânea em termos tecnológicos, noticiosos e ficcionais precisar agregar melhor este valores ao seu código de ética e conduta profissionais. 

Rodrigo Lombardi faz um elogio racista a Miguel Rocato em "Dança dos Famosos" no Programa do Faustão

Agradecimentos a amiga colaboradora Deusa Dineris em sua pronta informação. 

4 comentários:

Katia disse...

Oi, Ricardo! Estou fazendo uma matéria sobre esse comentário do Lombardi, você pode me ajudar? me mande um e-mail, caso possa: katianogueira@gmail.com
obrigada!

Anônimo disse...

Como pode nos dias de hoje um ator em rede nacional falar da forma mais racista possível que ser branco, alto e loiro é que é bonito e ser negro, caolho e baixinho é horrível.

paulo disse...

Ele não disse que é "ruim" ser baixinho, negro e caolho, ele quis dizer que o tipo branco, loiro e alto é muito mais valorizado na sociedade! Estou mentindo? Por isto o Sammy Davis Jr. se destacava e era valorizado! Seu talento era tanto que as pessoas simplesmente se esqueciam destes detalhes!

Anônimo disse...

Se é necessário mencionar a cor da pele para elogiar o talento de alguém, então realmente estamos muito mal.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails